Pular para o conteúdo principal

Capítulo 2


Hailé Selassié

E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. ( Gênesis 18:27)
O missionário Carlos Hailé Selassié de Barros pregava com entusiasmo numa pequena igreja do Estado Acre, ele estava na capital Rio Branco fazia uns seis anos.
Apesar do entusiasmo, seu coração estava triste e apertado aquela seria sua última pregação, as notícias que recebera do Recife o deixaram abatido, mas procurava não demonstrar o seu total estado de espírito, buscando forças na oração e na palavra de Deus.
Após o termino da pregação pediu aos irmãos que levantassem um clamor por sua amiga Alma Marques que se encontrava num leito de hospital ,depois comunicou que teria que se ausentar por um grande tempo do meio deles.
Tiago líder dos adolescentes foi o primeiro a levantar uma das mãos pedindo permissão para falar e foi logo perguntando:
_ Por que o senhor tem que ir para Recife, pastor?
Aquela era uma pergunta que todos queriam fazer e um murmúrio de aprovação levantou-se no ambiente. Depois o silêncio para a resposta foi profundo.
_ Meus amados falei com Deus e Ele me permitiu ir é uma questão muito delicada... e até difícil parar mim neste momento tão sublime em que vivemos na nossa comunidade... mas preciso ir!
_ Essa sua amiga é alguém especial pra o senhor, a tal ponto que tem que nos deixar? _ desta vez a pergunta saiu do Diácono José Tavares.
O Pastor olhou profundamente para todas as suas ovelhas sabiam o que estavam sentindo e tudo que passaram juntos para poder conseguir seguir com aquela obra tão árdua. E disse:
_ Quão difícil é caminho que temos trilhado neste últimos seis anos , mas meus amados tem certas coisas que temos que realizar quando Deus manda. E o próprio Deus realizar as coisas que seus servos pedem e este é o fato: Eu pedi! Na verdade fiz um voto com Deus e tenho que cumpri-lo...
_ E que voto foi este Pastor? _ perguntou Gumercindo. O Tesoureiro da Igreja.
O pastou riu antes de responder.
_ Quando fazemos um voto a Deus só contamos quando recebemos vitória e neste caso os irmãos vão saber quando eu volta contando a bênção.
A igreja foi se inflamando com esta palavra. O Espírito de Deus começou a agir entre os presentes...
_ E quem vai assumir a igreja enquanto o senhor estiver fora pastor? _ a pergunta veio da mais antiga irmã da congregação.
_ Bem! Irmã Sulamita o mais provável é que meu auxiliar o Missionário Claudino Cardoso fique até eu volta do Recife.
_ É mais ele esta pronto? Digo... pronto para assumir um ministério desta envergadura? _ a pergunta surpreendeu a todos, pois partiu do homem mais rico e influente da Igreja.
_ Acho que quem capacita é Deus que através do Espírito Santo nos da forças para vencer as dificuldades. _ respondeu Selassié.
_ Bem Pastor o senhor vai me perdoar a pergunta, mas ele já estava antes da sua chegada e não se saiu muito bem... acho que ele já teve sua oportunidade. _ insistiu o Ricaço.
Selassié olhou demoradamente para suas ovelhas antes de começar a falar:
_ Irmãos como posso dizer que as coisas que são de hoje e não como de ontem, sem falar nas dificuldades que enfrentamos juntos, sempre juntos não separados mas como um corpo humilde servindo ao maior de todos os deuses que se conhece neste ou em qualquer universo paralelo existente... Me digam há um Deus maior que o nosso Deus?
O Silêncio tomou conta do local ninguém se movia, mesmo os que nada estavam entendendo.
_ ...Ora meus amados, se o próprio Deus que servimos tem demonstrado esta na vida e no ministério do nosso missionário. Quem sou eu para duvidar disso... Ele humildemente não abandonou o barco quando cheguei, embora todos fossem contra permanência dele, aceitou baixar o salário a quase nada para ser sincero e permaneceu firme nas suas convicções. Tenho certeza que é dá vontade de Deus que honremos aquele que nos honrou com toda a humildade que cabe um cristão. Por isso eu o indico!!
A Igreja pegou fogo ao lembrarem ser verdade cada palavra que o pastor dizia a respeito do missionário Claudino. por isso foram unânimes em concederem ao missionário o pastoril provisório da igreja.
Selassié olhou firmemente para o Dr. João Raposo sabia que ele era um homem perigoso. que não tolerava ser ignorado.
"_ Senhor! _ perguntou em espírito. _ missionário Claudino vai se sair bem?
_ Serei com ele assim como sou contigo. _ foi a resposta de Deus.
_ E este homem mal que se desfaça de ovelha mas tem coração de lobo?
_ Já te disse: Serei com meu servo Claudino assim como sou contigo. Mas antes de partires colocas tua mão sobre ele e o unges. _ falou o Senhor.
_ Perdoe-me Senhor ..."
Estava ainda orando em espírito quando Deus profetisa através de uma adolescente:
_ Ouve ó igreja ... Meu servo _ e saindo do seu lugar colocou a mão sobre o missionário Claudino . _ Estou contigo assim com estou com o teu antecessor... não temas quando se levantarem contra ti ... pois Eu o Senhor dos exércitos não durmo... e separarei o joio do trigo e esta igreja verá minha glória...
A igreja ficou em estado quieto ninguém ousou interromper ou mesmo glorificar como é costume... Pois o temor do Senhor invadiu seus corações.
Depois que a adolescente se sentou chorando muito e falando a língua dos anjos, Selassié tomou a palavra:
_ Meus irmãos Deus aprovou e não nós o missionário Claudino. _ esperou que a igreja aquieta-se, pois se inflamara glorificando a Deus._ Irmão Claudino venha a frente por favor. _ pediu.
Claudino levantou-se timidamente e foi chorando como uma criança.
_ Meu amado. Deus mandou te perguntar: Se estas pronto tu e tua família?
_ Estamos! _ respondeu em soluços.
_ Então no nome do Senhor Jesus te consagro pastor Claudino Queiroz da Fonseca. _ dizendo isto pegou o óleo e o ungiu. _ Levantamos-nos irmãos e oremos por este servo a quem Deus escolheu para uma grande obra.
Todos se levantaram e em uníssono oraram.
O culto tornou-se uma vigília, pois todos começaram a cantar em cânticos espirituais se alegrando no Espírito do Senhor.
Na verdade o único que não estava satisfeito saiu logo que Selassié chamou Claudino a frente.
_ Isto é uma palhaçada... _ resmungou o Dr. Raposo na saída. Antes mesmo de saber que Claudino seria consagrado ao ministério pastoral.

Comentários